Revitalização da Orla de Buritizeiro às margens do Rio São Francisco

Revitalização da Orla de Buritizeiro às margens do Rio São Francisco

Revitalização da Orla de Buritizeiro às margens do Rio São Francisco

This project is not available in English, go back to the home page and see the registered projects.:

Este proyecto no está disponible en español, regrese a la página de inicio y vea los proyectos registrados.:

Estado: Minas Gerais

Cidade: Buritizeiro

Razão social da empresa: PREFEITURA MUNICIPAL DE BURITIZEIRO

CNPJ da Empresa: 18.279.067/0001-72

Nacionalidade da Empresa: Brasil

Responsável pelo projeto: Clarisse Oliveira Garcia

Data estimada de início: 01/01/2022

Data estimada de conclusão: 30/06/2023

Natureza do Investimento: Greenfield

Modelo de Contrato: Concessão

Valor estimado do investimento: $15,000,000.00

Estimativa de novos empregos: 50

Metragem de área construída total do projeto em m²: 0

Metragem de área total adquirida em m²: 0

Grupo operador: PREFEITURA MUNICIPAL DE BURITIZEIRO

Descrição do projeto:

O PROJETO

O documento em anexo apresenta a revitalização da orla do município de Buritizeiro às margens do Rio São Francisco.

Objetivos do projeto:

1) Complexo turístico com rota ciclística possuindo aproximadamente 2 km de extensão margeando o rio São Francisco;

2) O espaço irá refletir em suas atrações e espaços, resgates da cultura barranqueira, sertaneja e indígena;

3) Apresentar à tradicional comida barranqueira com a melhor moqueca e peixe frito buritizeirense, além da gastronomia sertaneja;

4) Revitalizar a orla utilizando os preceitos da sustentabilidade ambiental aplicando técnicas de paisagismo e iluminação;

5) Buscar melhorar a qualidade de vida da comunidade através da integração social com os visitantes, bem-estar e incentivando atividades ao ar livre;

6) Fortalecer o turismo interno e externo;

7) Fomentar a economia;

8) Realizar ações ecológicas.

A Prefeitura Municipal busca parcerias com a iniciativa privada para executar este projeto, viabilizando condições por concessão de uso do terreno. 

O MUNÍCIPIO

Buritizeiro, margeia 210 km de rio São Francisco, rico em biodiversidade aquática e famoso pela pesca esportiva do Dourado e dos passeios de barcos com incríveis cenários. Nas encostas das serras de Buritizeiro estão localizados atrativos naturais, ricos em flora e fauna, com a formação de cachoeiras e de rocha maciça, o Pico do Itacolomi. A vegetação em campos rupestres e savanas do cerrado encontra-se diversas Veredas. A melhor opção de lazer do Norte de Minas encontra-se em Buritizeiro, com à recém instalação do Parque Aquático temático. Os eventos artístico-culturais tradicionais são: o Arraial dos Buritis, Cavalgada Grande Sertão Veredas, Cavalgada do Batom, Festa do Distrito de Cachoeira do Manteiga e Paredão de Minas.

No distrito de Paredão de Minas houve a batalha final entre os jagunços no qual ocorreu a morte de Diadorim, às margens do Rio do Sono, gravação da minissérie da Rede Globo sobre a obra literária Grande Sertão:Veredas, do famoso escritor João Guimarães Rosa.

Buritizeiro, antiga Vila de São Gonçalo das Tabocas, margeia 210 km de Rio São Francisco e tem a sua história ligada ao ciclo da mineração em Minas Gerais. Na segunda metade do século XVII, em 1678, os bandeirantes Soeiros e Salmerom foram atacados pelos índios Cariris na confluência do Rio das Velhas com o São Francisco. Abatidos, voltaram para Sabarabussu. No século XX, importante período histórico do município, que se dá pela construção das principais obras arquitetônicas como a Escola Caio Martins, Igreja Matriz Imaculada Conceição, Estação Ferroviária e a ponte Marechal Hermes onde se tornou atrativo turístico destaque junto ao Rio São Francisco com a atividade de pesca e visão panorâmica.

Dicas de Viagem: Estando em Buritizeiro não deixe de realizar os passeios de barco apreciando belíssimas paisagens do nascer e por do sol pelo rio São Francisco, aproveite também a pesca esportiva do famoso peixe Dourado, entre outros existentes no rio; As cachoeiras e trilhas no meio rural são propicias para o ecoturismo e turismo de aventura, deslumbrando de incríveis cenários e banhos relaxantes; Na cidade é possível realizar city tour e conhecer a cultura local, as construções arquitetônicas do anos 20 e ainda experimentar a melhor comida típica barranqueira da região; A sua melhor opção de lazer no norte de Minas Gerais está em Buritizeiro, com a recente instalação do Parque Aquático Temático; Venha festejar conosco durantes os eventos tradicionais que acontecem na cidade e nos distritos.

Banco de imagens: https://drive.google.com/folderview?id=1OZ-RNU3W8sBkjeXKpy8t3BSXKgwn7pt7

Perfil Promocional do Instagram: http://www.instagram.com/visiteburitizeiro

Perfil Promocional do Estado de Minas Gerais: https://www.minasgerais.com.br/pt/destinos/buritizeiro