PARQUE DA ORLA

PARQUE DA ORLA

PARQUE DA ORLA

This project is not available in English, go back to the home page and see the registered projects.:

Este proyecto no está disponible en español, regrese a la página de inicio y vea los proyectos registrados.:

Estado: Rio Grande do Sul

Cidade: Porto Alegre

Razão social da empresa: GAM3 PARKS SPE S.A.

CNPJ da Empresa: 40.141.808/0001-03

Nacionalidade da Empresa: Brasil

Responsável pelo projeto: CARLA DEBONI

Data estimada de início: 23/07/2021

Data estimada de conclusão: 31/10/2025

Natureza do Investimento: Greenfield

Modelo de Contrato: Concessão

Valor estimado do investimento: $56,000,000.00

Estimativa de novos empregos: 600

Metragem de área construída total do projeto em m²: 5000

Metragem de área total adquirida em m²: 256

Grupo operador: GAM3 PARKS

Descrição do projeto:

Nasce um dos maiores parques temáticos em capitais do Brasil.

A GAM3 Parks, consórcio entre as empresas GRUPO DEBONI, GRUPO AUSTRAL e 3M PRODUÇÕES E EVENTOS, ganhou a Concessão para administração do PARQUE HARMONIA E ORLA 1 DO GUAÍBA, em Porto Alegre, pelo período de 35 anos. Com o comprometimento de investir em infra- estrutura, conteúdo, eventos, entretenimento, transformaremos o Harmonia no verdadeiro parque temático dos gaúchos, para ser a grande referência turística da capital, em conjunto com a Orla 1.

Os principais objetivos do projeto são: FOMENTAR TURISMO INTERNO E EXTERNO DA CAPITAL, PROMOVER A CULTURA E AS ETNIAS GAÚCHAS, FOMENTAR A ECONOMIA DA CAPITAL, REALIZAR GRANDES EVENTOS, REALIZAR IMPORTANTES AÇÕES ECOLÓGICAS e SER UM MOTOR DE INCLUSÃO SOCIAL.

O valor total contrato previsto em Edital é de R$ 281 milhões ao longo dos 35 anos (somando CAPEX e OPEX), entretanto, temos a estimativa de investir cerca de R$ 110 milhões somente em novas estruturas e atrações para o espaço. A previsão de público anual é de 5 milhões de pessoas.

Na Orla 1, a qual já está revitalizada, buscando ampliar o espetáculo proporcionado pela natureza, iremos inserir equipamentos com grande grau de atratividade, estimulando a circulação e permanência do público em toda a extensão de Orla 1, além de preservar os espaços já existentes. Dentre as atrações estão: Show de águas dançantes, Show de projeção em tela d’água, Show de drones, Bumper Boat, Barquinhos de Controle Remoto, Guarderias, Poitas, Decks flutuantes e operações de gastronomia.

Para o Parque Harmonia, o grande desafio foi criar uma unidade espacial que permitisse ao povo gaúcho sentir-se pertencedor deste espaço, ao mesmo tempo em que permitirá ao visitante compreender a cultura do povo. Passaremos pelas nossas histórias, lendas e manifestações culturais, pelos personagens e pelos lugares que fazem do Rio Grande do Sul um espaço tão único fazendo com que o público explore nossa própria história, a sua riqueza cultural e suas belezas naturais. 

A área do Parque será zoneada da seguinte forma: Terra Ancestral (que falará sobre o Rio Grande do Sul antes da origem humana, Origens do Povo (que falará sobre os primeiros povos no Rio Grande do Sul, que são os Índios, Portugueses, Espanhóis e Negros), Jornada dos Imigrantes (que contará sobre a chegada de outros povos no Rio Grande do Sul, ( Terra Farroupilha (que será destinado ao estudo dos Farroupilhas no Estado e à cultura gaúcha), O Amanhã (que falará sobre futuro e inovação) e Praça da Harmonia (que será a união de todas essas histórias).

Localizado na Praça da Harmonia, teremos um Open Mall que será um espaço temático onde serão construídas e instaladas em torno de 40 operações de comércio e gastronomia, com uma arquitetura temática alusiva às etnias gaúchas e grande potencial de visitação.

Além disso, a diversão estará presente no parque, de forma temática, sempre a gerando atratividade e entretenimento para o público infantil e adulto.

Para tudo isso, Pensando na melhoria de acesso e segurança do público, serão instituídos estacionamentos posicionados estrategicamente na extensão do Parque Harmonia, gerando mais de 1.200 vagas divididas em 3 espaços.

A Orla 1 e o Parque Harmonia  somam uma parte icônica da cidade onde apresentaremos para o público um calendário anual de datas especiais, sempre agregando experiência, cultura e lazer. O Parque Harmonia contará com um dos maiores espaços para eventos ao ar livre do Sul do Brasil, com capacidade para mais de 40 mil pessoas. A atração e produção de megaeventos é um dos grandes objetivos da GAM3, assim como: Acampamento Farroupilha; Rodeio de Porto Alegre; Oktoberfest de Porto Alegre; Festival de Cerveja Artesanal; Festival de Inverno;  Festival das Etnias; Festival Náutico do Rio Grande do Sul; dentre outras datas comemorativas.

 

Dados sociais, econômicos e ambientais do local do projeto: