Forte Nossa Senhora dos Remédios

Forte Nossa Senhora dos Remédios

Forte Nossa Senhora dos Remédios

Razão social da empresa: Ministério do Turismo

CNPJ da Empresa: 05.457.283/0002-08

Nacionalidade da Empresa: Brasil

Responsável pelo projeto: Coordenação-Geral de Aproveitamento Turístico de Ativos de Domínio Público

Site da Empresa: turismo.gov.br

Data estimada de início: 01/06/2021

Data estimada de conclusão: 30/03/2022

Natureza do Investimento: Brownfield

Modelo de Contrato: Concessão

Valor estimado do investimento: $500,000.00

Estimativa de novos empregos: 150

Metragem de área construída total do projeto em m²: 5.568,58

Metragem de área total adquirida em m²: 6.300

Grupo operador: Programa Revive Brasil

Descrição do projeto:

O “Forte de Nossa Senhora dos Remédios” se localiza ao norte da ilha de Fernando de Noronha (PE), onde também se situa o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, que computou 613.259 visitas em 2019. A ilha e o seu sistema fortificado tiveram importância no apoio às frotas do açúcar e do ouro (1670-1770) que, do Recife e do Rio de Janeiro, navegavam para Lisboa. A atual fortificação foi erguida sobre as ruínas de uma antiga posição neerlandesa, abandonada após a capitulação do Campo do Taborda (Recife) em 1654.

Exemplar de arquitetura militar, abaluartado, de enquadramento periurbano, na cota de 45 metros acima do nível do mar, sobre uma colina, entre o Porto de Santo Antônio e a Praia do Cachorro.

Apresenta planta poligonal orgânica, com uma área de 6.300 m². As suas muralhas apresentam 3 metros de espessura. Em seu interior se abrem as baterias e se dispõem as edificações de serviço (Casa do Comandante, Quartel da Tropa, Corpo da Guarda, Casa da Palamenta, capela e calabouços) bem como a cisterna. Inacessível pelo lado do mar, as baterias do forte estão voltadas para o lado de terra, cobrindo a vila.

Entre 2018 e 2019 o forte sofreu intervenção de conservação e restauro. O contrato do IPHAN previa a aplicação de R$ 10,2 milhões, a serem utilizados para a requalificação total da Fortaleza dos Remédios, com a construção de um novo espaço cultural e turístico.

Integra o Programa Revive Brasil, do Ministério do Turismo, destinado à conservação e valorização do patrimônio imobiliário público, com valor cultural, por meio de parcerias e concessões com o setor privado para o desenvolvimento de empreendimentos turísticos.

Dados sociais, econômicos e ambientais do local do projeto: