Fazenda Pau D’Alho

Fazenda Pau D’Alho

Fazenda Pau D’Alho

Razão social da empresa: Ministério do Turismo

CNPJ da Empresa: 05.457.283/0002-08

Nacionalidade da Empresa: Brasil

Responsável pelo projeto: Coordenação-Geral de Aproveitamento Turístico de Ativos de Domínio Público

Site da Empresa: turismo.gov.br

Data estimada de início: A definir 

Data estimada de conclusão: A definir 

Natureza do Investimento: Brownfield

Modelo de Contrato: Concessão

Valor estimado do investimento: Estudos em elaboração 

Estimativa de novos empregos: Estudos em elaboração 

Metragem de área construída total do projeto em m²: 15.559,00

Metragem de área total adquirida em m²: 193.372,20

Grupo operador: Programa Revive Brasil

Descrição do projeto:

Construída em 1817, a Fazenda Pau D`Alho, localizada no município de São José do Barreiro, é um dos mais antigos estabelecimentos rurais destinados exclusivamente à monocultura do café. Suas edificações organizadas em torno de terreiros constituem além de importante marco da história e da economia que caracterizou a transição entre a Colônia e o Império, um dos mais belos exemplares da arquitetura produzida no Brasil, durante todo o século XIX.

O conjunto arquitetônico é composto pala casa grande, terreiro, senzala, cavalariça, tulha, oficinas, prédio da bateria de pilões e roda d’agua, dois moinhos e depósitos. Além deste conjunto, o complexo conta com uma construção não finalizada de 10 quartos em alvenaria.

O local se apresenta com grande potencial de uso, com um projeto adequado e focado no seu perfil histórico, o espaço poderia ser um equipamento cultural de exposição e memória do café, resgatando suas origens, ou ainda, com investimentos corretos, uma combinação de equipamento cultural e comercial.

A Fazenda Pau D’Alho integra o Programa Revive Brasil, do Ministério do Turismo, destinado à conservação e valorização do patrimônio imobiliário público, com valor cultural, por meio de parcerias e concessões com o setor privado para o desenvolvimento de empreendimentos turísticos.

Dados sociais, econômicos e ambientais do local do projeto: