Etnopousadas na Comunidade Indígena Raposa I

Etnopousadas na Comunidade Indígena Raposa I

Etnopousadas na Comunidade Indígena Raposa I

Razão social da empresa: ER MACUXI TURISMO

CNPJ da Empresa: 40.660.103/0001-00

Nacionalidade da Empresa: Brasil

Responsável pelo projeto: Enoque Raposo

Data estimada de início: 04/10/2021

Data estimada de conclusão: 06/12/2021

Natureza do Investimento: Greenfield

Modelo de Contrato: Concessão

Valor estimado do investimento: Entre USD 500k – USD 1 milhão

Estimativa de novos empregos: Até 49

Metragem de área construída total do projeto em m²: 100

Metragem de área total adquirida em m²: 100

Grupo operador: DETUR Roraima

Descrição do projeto:

O referido projeto tem sua base na Comunidade Raposa I, situada no município de Normandia, estado de Roraima, distante 230 quilômetros da capital Boa Vista. Este projeto apresenta uma proposta turística alinhada ao processo sustentável da relação entre sociedade e natureza, na perspectiva do Turismo de Base Comunitária.

A relação do homem com a natureza se expressa no cuidado que os povos indígenas têm com esta, na proposta de expressão de uma cultura que guarda hábitos e costumes ancestrais e promove o diálogo com os desafios contemporâneos provenientes do processo de globalização.

O desafio para a comunidade é transformar o potencial em produto turístico voltado ao mercado e a afirmação positiva da cosmologia indígena, considerando a manutenção da riqueza material e imaterial preservada na memória e expressa no cotidiano desta comunidade em sua estrutura social. É desta maneira que este projeto inicia um processo de organização dos potenciais turísticos da região, considerando a cultura autóctone e reafirmando o foco no cuidado com a natureza.

A construção de uma Etnopousadas irá fortalecer o turismo em terras indígenas onde a própria comunidade terá os cuidados para recepcionar visitantes e a partir da organização comunitária dará visibilidade dos trabalhos organizados pelos próprios indígenas expressando a autonomia e sustentabilidade local.