Centro de Convenções de Paraty

Centro de Convenções de Paraty

Centro de Convenções de Paraty

This project is not available in English, go back to the home page and see the registered projects.:

Este proyecto no está disponible en español, regrese a la página de inicio y vea los proyectos registrados.:

Estado: Rio de Janeiro

Cidade: Paraty

Razão social da empresa: Prefeitura Municipal de Paraty

CNPJ da Empresa: 29.172.475/0001-47

Nacionalidade da Empresa: Brasil

Responsável pelo projeto: Apiacás Arquitetos

Data estimada de início: 01/08/2022

Data estimada de conclusão: 31/08/2023

Natureza do Investimento: Greenfield

Modelo de Contrato: Concessão

Valor estimado do investimento: $18,328,870.12

Estimativa de novos empregos: 4000

Metragem de área construída total do projeto em m²: 5000,00

Metragem de área total adquirida em m²: 5000,00

Grupo operador: Secretaria de Turismo de Paraty

Descrição do projeto:

Paraty – reconhecida mundialmente por seu patrimônio histórico, natural e cultural – é hoje o destino mais visitado do Estado do Rio de Janeiro: foi elevada a Patrimônio Mundial Misto pela UNESCO em 2019 e ainda integra a Rede de Cidades Criativas da UNESCO na categoria Gastronomia.

O patrimônio é o de Paraty, um dos dois únicos municípios do Brasil tombados pelo IPHAN em sua totalidade: o conjunto arquitetônico do Centro Histórico, com a paisagem em torno da Serra da Bocaina e sua Mata Atlântica preservada e protegida e a Baía da Ilha Grande, em diálogo com a cidade contemporânea que se desenvolveu tendo como principal atividade econômica o turismo por ele atraído. A presente proposta visa á construção de um espaço específico para a realização de eventos, localizado fora do centro histórico.

Sua capacidade não deve exceder 1500 pessoas, já que a cidade deve preservar sua escala e intensidade de cidade patrimônio, mas deve levar em conta a dimensão dos eventos já realizados na cidade, como a FLIP, a qual recebeu 35 mil pessoas. Outro fator determinante para a capacidade é o acesso, essencialmente rodoviário e de percurso superior a 250 km, desde o Rio de Janeiro e São Paulo. No entanto, não se pode ignorar a projeção nacional que a cidade possui, assim como seu prestígio de destino cultural, o que contribuirá certamente para a captação de eventos e de turistas.

A proposta para o Centro de Convenções de Paraty tem como foco principal atrair diversos visitantes ao criar um ambiente com múltiplas funcionalidades, além da preocupação com o conforto, beleza e alusão à história de Paraty. A Prefeitura Municipal vem trabalhando vigorosamente o fortalecimento e a sustentabilidade do destino Paraty em conformidades às exigências e rigor de órgãos como Iphan e Unesco, planejando e ordenando diferentes setores e atrativos locais, de modo a validar e consolidar estratégias de políticas públicas que favoreçam a ampliação e diversificação da oferta turística em todo o município. 

1 – Condições da Proposta

Finalidade: Financiamento de Projetos e Construção do Centro de Convenções de Paraty, para a administração pública municipal. De acordo com estes parâmetros, o valor estimado para a construção do Centro de Convenções de Paraty é de: R$ 18.328.870,12 (dezoito milhões, trezentos e vinte e oito mil, oitocentos e setenta reais e doze centavos). Para a estimativa do custo dos centros de convenções foram utilizados os padrões CAL-8, por ser o mais adequado à tipologia dos Centros de Convenções. Foram consideradas as estimativas por metro quadrado definidas pelo SINDUSCON RIO para o mês de novembro de 2021.

ESCOPO DE TRABALHO

Relatório de Vistoria – Levantamento fotográfico e levantamento cadastral da situação existente do imóvel, condições de ocupação do espaço e suas especificidades funcionais e técnicas.

Estudo Preliminar – Desenvolvimento do projeto arquitetônico geral para o conjunto, discriminado em etapas de execução. Serão apresentadas as seguintes peças gráficas: implantação geral do layout para os pavimentos implantados. Plantas, cortes longitudinais e transversais além de perspectivas eletrônicas para melhor entendimento da proposta.

Projeto legal – Desenvolvimento de documentação para aprovação junto a prefeitura.

Anteprojeto – Etapa destinada ao desenvolvimento do estudo preliminar e à representação do conjunto arquitetônico, com definição de acabamentos e informações técnicas da edificação necessárias ao inter-relacionamento das atividades de projeto, prédimensionamentos dos projetos complementares. Serão apresentadas as seguintes peças gráficas: implantação geral, plantas dos pavimentos, planta de cobertura, cortes longitudinais e transversais e fachadas.

Projeto Executivo Arquitetônico – Etapa destinada à representação final do conjunto de informações técnicas, completas, definitivas e suficientes à execução dos serviços de obras, com as seguintes peças gráficas, a saber: plantas e cortes, a serem elaborados em escala apropriada, de maneira a propiciar o bom andamento das obras correspondentes. Elaboração dos detalhes construtivos gerais incluindo mobiliário, divisórias, pisos, forros, rodapés, soleiras, caixilhos, portas, elaborados em escala adequada à execução dos mesmos.

Paisagismo – projeto dos pisos externos e especificações das espécies vegetais através do conceito de paisagismo regenerativo.

Licenciamento Urbano Ambiental – Consultoria de licenciamento Ambiental e Urbano constando dos seguintes itens: gerenciamento e articulação local; consultoria para arquitetura e adequação de projeto para licenciamento; relatórios urbano ambiental; juntada de documentos e acompanhamento de projetos.

Memorial Descritivo – Descrição completa dos componentes, serviços e especificações complementares ao projeto executivo.

Projeto Estrutural – Projeto e Cálculo Estrutural englobando as seguintes atividades: fundações, dimensionamento de lajes, vigas, pilares e demais componentes estruturais da edificação.

Projeto de Instalações Elétricas Prediais – Distribuição de força, iluminação e tomadas, sistema de telefonia, rede de lógica.

Projeto de Instalações Hidráulicas Prediais – água fria, esgoto, águas pluviais, sistema de proteção de incêndio e drenagem.

Compatibilização com o Projeto de Instalações Elétricas Prediais – Distribuição de força, iluminação e tomadas, iluminação de emergência, sistema de telefonia, rede de lógica.

Compatibilização com o Projeto de Instalações Hidráulicas Prediais – Água fria e esgoto.

Compatibilização com o Projeto de Estrutura – compatibilização entre os elementos estruturais especificados em projeto e o projeto arquitetônico com o objetivo de evitar conflitos entre todas as disciplinas apresentadas neste escopo.

Planilha Orçamentária – Orçamento da obra com valores de materiais e serviços especificados no Projeto Executivo.

SERVIÇOS FORA DE ESCOPO

Elaboração de As Built após a conclusão da obra. *incluído na administração da obra.

Projetos técnicos, não descritos acima: luminotécnica, acústica e climatização.

Levantamento topográfico e cadastral da área a ser implantado o projeto.

Sondagem.

PRAZOS

O prazo previsto para elaboração dos serviços supra citados é de 120 dias, a contar da data de autorização de início do trabalho, a saber:

Estudo Preliminar e projeto legal* 30 dias

Ante Projeto Completo 45 dias (a partir do estudo preliminar)

Projeto Executivo Completo. 45 dias (a partir do ante projeto)

• O termo projeto completo considera a inclusão de todas as disciplinas mencionadas no escopo da proposta. Arquitetura, hidráulica, elétrica, estrutura, paisagismo e licenciamento ambiental.

PREMISSAS DE TRABALHO

Uma vez autorizado o início de cada uma das etapas citadas fica assegurado o direito de terminá-la e receber a remuneração correspondente.

As modificações solicitadas pelo contratante a partir da aceitação de cada etapa de projeto ou qualquer outra solicitação não prevista no escopo original de trabalho (item 2), serão objeto de novas propostas.

O pagamento de cada atividade de trabalho deverá ser efetuado em até quinze dias após a apresentação da fatura correspondente aos serviços prestados.

2 – Diagnóstico

O estudo preliminar de Paraty foi pensado de forma a atender à funcionalidade de um espaço de eventos e proporcionar um ambiente de lazer que atraia visitantes de todos os lugares. Situado em uma localização privilegiada, entre o mar e a montanha, sua forma explora o terreno de forma a permitir a contemplação do entorno. A locação do empreendimento, mais recuado na fachada principal, cria um amplo espaço frontal, onde uma praça foi projetada para receber os visitantes.

A praça poderá sediar atividades de feiras, exposições, lazer e convivência. Um espelho d’água separa a praça dos blocos do empreendimento e o seu acesso se dá através de uma passarela central além da rampa de acesso ao segundo pavimento. O projeto propõe a implantação de dois blocos principais interligados por duas rampas de acesso na fachada principal, que se estendem além dos limites das fachadas, se interligam ao meio criando uma passarela e um mirante que conecta os dois blocos ao nível do segundo pavimento.

3 – Benefícios Esperados

Empreendimentos como Centros de Convenções são indutores de crescimento econômico e social, tanto através do estímulo à atividade turística, com a realização de eventos que atraiam participantes de outras localidades, quanto em relação ao estímulo às atividades produtivas da região, já que um calendário de eventos organizado contribui para o dinamismo local e ajuda a reduzir os impactos da sazonalidade turística.

A cidade de Paraty possui projeção nacional, prestígio como destino cultural, e expertise acumulada com a realização de eventos como a FLIP, que atraem público de alto poder aquisitivo.

Promover a geração de emprego e renda em atividades econômicas direta e indiretamente ligadas à atividade turística e à prestação de serviços.

Desenvolver a atividade de eventos e sua cadeia produtiva. Ampliar a oferta de espaços culturais e de entretenimento.

Fomentar a atividade hoteleira, ampliando sua demanda. Promover a geração, a realização e a apropriação de valor na região.

Ampliar a captação de eventos nacionais e internacionais. Dinamizar a economia com foco na inovação.

Fortalecer o destino enquanto polo de eventos.

4 – Conclusão

O Estudo de viabilidade e de concessão pública para a construção e gestão de centro de convenções no município de Paraty comprovou que existe demanda reprimida para a realização de eventos no município. Sendo que o município possui suas particularidades para atração de eventos. Paraty, que já desenvolve eventos culturais de médio porte e que, por não possuir estrutura adequada para realização desses eventos, acaba por não realizar um número maior de encontros. Ademais o estudo também verificou que os centros de eventos atuam como dinamizador das economias locais, promovendo a equalização da sazonalidade turística e fortalecendo as atividades econômicas específicas.