Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial > Últimas Notícias > Casa Brasil discute o turismo no país
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Casa Brasil discute o turismo no país

  • Published: Tuesday, 13 September 2016 14:43
  • Last Updated: Monday, 20 February 2017 17:58

Por Walquíria Henriques


Seminário Turismo – Tendências e Oportunidade de Mercado. Foto: Rafael Azeredo
 

A necessidade de uma maior interação entre os governos e o setor privado para o desenvolvimento do turismo brasileiro foi a tônica do Seminário Turismo – Tendências e Oportunidade de Mercado organizado realizado nesta segunda-feira (12), na Casa Brasil. O evento foi organizado pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Apex-Brasil, e tem como objetivo aproveitar as enormes potencialidades do país.

Na pauta do debate: o mercado hoteleiro do Rio de Janeiro - que passa por um processo de expansão impulsionado pelos grandes eventos -; a importância do diálogo do setor com o Congresso Nacional; e a potencialidade de exploração dos parques nacionais no turismo.  Entre os debatedores e expositores estavam representantes de secretarias de Turismo de estados de todas as regiões, de empresas públicas e privadas, e das entidades da hotelaria, cruzeiros marítimos e parques temáticos, além de empreendimentos de lazer, entre outros.


Secretário Nacional de Estruturação do Turismo do MTur, Neusvaldo Ferreira Lima. Foto: Rafael Azeredo

“O evento faz parte de um processo que se intensifica para sensibilizar gestores públicos, empresários e entidades do setor para a necessidade de trabalharmos com mais sinergia pela causa do turismo”, afirmou o secretário Nacional de Estruturação do Turismo do MTur, Neusvaldo Ferreira Lima.

Para o empresário Guilherme Paulus, do grupo hoteleiro GJP e da CVC, os agentes que fazem o turismo precisam trabalhar mais em conjunto. “Estamos redescobrindo o Brasil e precisamos buscar uma forma de nos reencontrarmos com o mercado”, disse, ao defender ações mais agressivas de promoção do país internamente e no exterior.

Citado com frequência durante o seminário, o setor de cruzeiros marítimos vislumbra recuperação na temporada 2018/19.  No entanto, o presidente da Associação de Cruzeiros Marítimos (Clia/Abremar), Marco Ferraz, acha que a interlocução com o governo deve ser fortalecida para se dar continuidade à discussão sobre a desoneração das empresas, investimentos em infraestrutura, redução de carga tributária, entre outros pontos.

Parte do seminário foi dedicada à apresentação de projetos dos estados e municípios abertos a investimentos para o desenvolvimento do turismo. Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Santa Catarina e Minas Gerais (Ouro Preto) apresentaram seus portfólios de projetos que vão desde a construção de centros de eventos, complexos de lazer e roteiros de turismo religioso até um parque temático da biodiversidade brasileira nas proximidades de Manaus.

A iniciativa do Ministério do Turismo e da Apex reforçou a vocação da Casa Brasil como um espaço de lazer, onde também são discutidas temáticas de interesse do país, aproveitando a visibilidade dos grandes eventos internacionais.

registrado em:
Fim do conteúdo da página